quarta-feira, 14 de março de 2012

Dara e o Handebol

A prática regular de esporte traz benefícios físico, mental e social e quem nos fala sobre isso num bate papo descontraído é Antônia Dara de Oliveira Gomes, 15 anos, esportista, ex-aluna do Instituto Laura Vicunha. Ela conta sobre a atuação do esporte em sua vida. Segundo ela desde sempre teve contato com o esporte.  Com dois anos de idade aprendeu a andar de skate o que faz até hoje, depois foi a vez do Muay thai – Boxe Tailandês. Atualmente pratica handebol.

Do handebol Dara fala com entusiasmo. Conta que conheceu o esporte nas aulas de educação física e a entrada para o time foi devido a uma jogada de nível difícil conhecida por quebrada de bola. Após ter realizada a jogada, o que foi visto por muitos, veio o convite e as competições nos jogos estudantis.

Pergunto sobre a importância e benefícios do esporte em sua vida. Diz que o esporte quando praticado com responsabilidade o que significa: atender as solicitações, respeitar os outros principalmente o potencial do adversário, comparecendo aos treinos, leva o indivíduo a ser mais comunicativo socialmente e a experimentar uma sensação de liberdade. Diz também que as emoções experimentadas com a prática do esporte são inexplicáveis, é algo que não dá para descrever, mas numa tentativa diz: É um misto de liberdade e adrenalina.

O handebol, jogo de estratégia, de jogadas calculadas ativa o cérebro e o espírito de competitividade, diferente do futebol as jogadas são com as mãos e apesar de ser com as mãos é um jogo para todos, não só para o público feminino como por muito tempo foi rotulado.

Dara nos revela ter sido muito tímida “um bichinho do mato” hoje com o handebol está mais sociável e eu acrescento aqui, bem comunicativa. 

Pergunto o que ela quer ser quando crescer e peço que deixe uma dica para os que querem abraçar a carreira esportista. Ela responde: __ Tia eu quero ser gente grande e para os que pretendem entrar para o mundo do esporte, dedicação apenas dedicação e comprometimento. Deixo também uma mensagem para os adultos, incentive a pratica do esporte assim você poderá estar contribuindo para um mundo melhor além de estar afastando de sua casa problemas sociais bem maiores.

Despedimos-nos com um: Quero te ver nas quadras.