domingo, 10 de abril de 2011

07/04/2011

Breve...Manual Básico Off-Road - Edição 2011



A princípio, quando pensamos em aventura a bordo de um veículo 4x4, imaginamos uma aventura na zona rural ou litorânea; entretanto, quando nos referimos a veículo 4x4 devemos fazer referência à atividade Off-Rod - termo que vem do inglês e significa fora de estrada.
Isso se explica porque antigamente tais veículos, chamados traçados, como: caminhão, trator, pick-up, Jeep, etc., eram usados somente como ferramentas de trabalho, em propriedades rurais, para transporte de pessoas, animais, ferramentas, mantimentos, etc. Porém, segundo, inclusive, os fabricantes dessa linha de veículos, atualmente, a maioria de seus consumidores, usam esses transportes para simples lazer junto com sua família, ou para a prática específica de esporte Off-Road, de um modo geral.
Não obstante, para obtermos sucesso em aventuras de tal natureza, necessário se faz o conhecimento de normas operacionais, bem como de procedimentos em deslocamentos por essas regiões, uma vez que para que se obtenha sucesso na condução desses traçados também são necessários conhecimentos dos componentes mecânicos dos veículos, da formação de conceitos e dos procedimentos básicos aplicados às diversas situações possíveis encontradas nos trajetos.
Dessa forma, chegamos ao objetivo do Manual Off Road, que é repassar aos proprietários dos veículos acima tratados alguns procedimentos importantes para encarar situações em que é necessário explorar, integralmente, a capacidade do seu possante.
Por exemplo: na primeira parte do referido, manual, tratamos de assuntos relacionados à formação de conceitos básicos e aos procedimentos mínimos necessários à condução de veículos 4x4, em diversos tipos de terrenos, tais como: lodaçais, lamas, areias, pedras, cascalhos, etc. Abordamos, também, assuntos sobre componentes mecânicos, ferramentas e acessórios, manutenção, meios de comunicação em trilhas, etc.; já em sua segunda parte, passamos a tratar de assuntos relacionados à navegação e à condução desses veículos em competições automobilísticas, como rally de regularidade, e outras mais.
Enfim, a todos uma boa leitura!

Paulo Orlando Costa


 Off-Road é coisa séria! Pratique com consciência.